A Associação Portuguesa de Treino de Vela – APORVELA – foi fundada em 1980 e tem como objectivos principais fomentar o treino de mar e de vela e o interesse pelas coisas do mar, designadamente na juventude, e promover a preservação do património náutico nacional. Não tem fins lucrativos e foi declarada entidade de utilidade pública. Presentemente, conta com cerca de 500 sócios e dispõe de um escritório em Alcântara.
Em 2002 foi criada uma nova organização, a Sail Training International (STI), do qual a APORVELA é membro fundador e representante em Portugal. A STI tornou-se uma organização de carácter mundial. Os últimos membros a integrarem esta organização foram a Índia, África do Sul e Turquia.
No âmbito do património náutico nacional, auxiliou na recuperação do navio bacalhoeiro “Creoula”, hoje propriedade da Marinha Portuguesa, e promoveu a construção da caravela “BARTOLOMEU DIAS”, que em 1988, para comemorar o 5° centenário do Descobrimento do Cabo da Boa Esperança, realizou a viagem de Lisboa a Mossel Bay, na África do Sul. Como esta caravela ficou integrada no Museu que aquele país decidiu edificar, para comemorar os Descobrimentos Portugueses, sob a égide do grande navegador Bartolomeu Dias, a APORVELA meteu ombros à construção de uma nova caravela, a “BOA ESPERANÇA”, que em 1990 iniciou as suas viagens oceânicas.